Fotos: Lembranças da Rota das Monções no ano de 2.006
Acadêmicos do curso de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Coxim MS, em 2006, sob a coordenação do Prof. Mestre Marcos Lourenço Amorim, caracterizados como monçoeiros, participando de evento elucidativo a Rota das Monções. Cena do documentário “Porto das Monções” de Vicentini Gomez, gravado no Porto de Araraitaguaba (Porto Feliz – SP).
Mesclar documentários e relatos históricos com encenações dramáticas, ambientações de épocas e roteiros criativos é uma forma marcante de transmitir conhecimento e entretenimento. Agregar a tudo isso, ao ato de navegar pelos rios, por onde a historia se desenrolou, podendo visitar no presente, os principais pontos registrados, é sem sombra de dúvida fator de atratividade turística capaz de promover o desenvolvimento regional.
O programa Rota das Monções em andamento desde 1997 é um plano de ações coordenadas que reúne dezenas de projetos, ações e iniciativas diversas, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, aproveitando as potencialidades históricas, ambientais, culturais e turísticas, como ferramenta para a transformação da realidade local.
Enquanto na bacia hidrográfica do Taquari, desenrola-se o programa Rota das Monções, onde professores universitários, como o professor doutor, Marcos Lourenço de Amorim tem orientado, inspirado e servido de referencia, para inúmeros trabalhos acadêmicos sobre o tema.
A cidade de Porto Feliz desde a década de 1920 tem valorizado o tema histórico, envolvendo toda a comunidade local, em atividades comemorativas, arquitetônicas e artísticas, como no caso, o documentário “Porto das Monções”. Não é atoa que é reconhecida como a “capital das Monções”.
“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural da Rota das Monções. Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES MS / OSC Espaço Manancial/ Salt Media”.
Rota das Monções: "Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui.”
Comments